sexta-feira, 22 de abril de 2011

Páscoa



Uma amiga deixou estas palavras, gostei e quis compartilhar:






"Há dois mil anos atrás, um homem veio ao mundo disposto a ser o maior exemplo de amor e verdade que a humanidade conheceria.
Sua proposta de vida não foi atendida por muitos.
Condenaram este homem e crucificaram-no ignorando todos os seus propósitos de um mundo melhor.
Houve dor, angústia e escuridão.
Por três dias o sol se recusou a brilhar, a lua se negou a iluminar a Terra, até que no terceiro dia a vida acontecia.
A páscoa existe para nos lembrar deste momento inigualável chamado ressurreição.
Ressurreição do sorriso, da alegria de viver, do amor.
Ressurreição da amizade, da vontade de ser feliz.
Ressurreição dos sonhos, das lembranças.
E de uma verdade que está acima dos ovos de chocolates ou até dos coelhinhos da páscoa.
Cristo morreu, mas ressuscitou.
E fez isso somente para nos ensinar a matar os nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes sepultadas no íntimo de nossos corações.
Que este seja o verdadeiro sentido da minha, da sua, da nossa Páscoa, que possamos encontrar amor, carinho, paz, fraternidade, companheirismo...
Feliz Páscoa para todos vocês!!!!"



Resolvi então, fazer uma breve pesquisa dos significados da Páscoa.


Páscoa (do hebraico "Pessach", significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação.




Os Ovos de chocolate ou ovos de Páscoa são uma tradição milenar relacionada ao cristianismo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo o ovo um símbolo de nascimento. O chocolate veio mais tarde, com a desculpa das fábricas de chocolate de não comer carne durante a Páscoa.

Curiosidade: Das tradições da Europa Ocidental, o hábito passou aos demais países. Eduardo I da Inglaterra oferecia ovos banhados em ouro aos súditos preferidos. Luís XIV da França os mandava, pintados e decorados, como presentes. Isso iniciou a moda de fazê-los artificiais, de madeira, porcelana e metal, contendo alegras surpresas aos presenteados. Seu sucessor Luís XV presenteou sua amante 33 anos mais jovem, Madame du Barry, com um enorme ovo, o qual continha uma estátua de Cupido. Essas tradições inspiraram também Peter Carl Fabergé na criação dos famosos e valiosos Ovos Fabergé. 





No Antigo Egito, o Coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antiguidade consideravam o coelho como o símbolo da Lua, portanto, é possível que ele tenha se tornado símbolo pascoal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. O certo é que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução, e geram grandes ninhadas, e a Páscoa marca a ressurreição, vida nova, tanto entre os judeus quanto entre os cristãos.

Existe também a lenda de que uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu, para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo. Espalhou-se, então, a história de que o coelho é que havia trazido os ovos.


Pouca gente sabe, mas o Girassol é um símbolo de Páscoa. Para sobreviver a planta precisa ter sua corola voltada para o sol, do nascente ao poente, também os cristãos precisam estar voltados para o Sol-Cristo. Cristo é a luz, a força, a energia.

Cordeiro de Deus ou em latim, Agnus Dei, é uma expressão utilizada no cristianismo para se referir a Jesus Cristo, identificado como o salvador da humanidade, ao ter sido sacrificado em resgate pelo pecado original. Na arte e na simbologia icónica cristã, é frequentemente representado por um cordeiro com uma cruz. 


Muitas histórias estão ligadas aos símbolos da Páscoa, entre elas, a Colomba Pascal ("Pomba da Paz"). Ao norte da Itália, em Lombardia, vilarejo de Pavia, houve uma invasão local do exército de Albuino, o rei dos Lombardos. Um confeiteiro do local resolveu preparar um presente para o invasor. Criou um bolo diferente, preparado com ricos ingredientes e assado no formato da pomba da paz. Quando recebeu o presente, o invasor ficou encantado com o sabor do bolo e com a sensível idéia e decidiu poupar o vilarejo do ataque. O bolo simboliza a vinda do Espírito Santo.

No domingo de páscoa, tocando festivo, os Sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de Cristo.

Feliz Páscoa!

3 comentários:

  1. Eu ia falar a mesma coisa! "Neguim" (rs) so pensa no chocolate! :o)

    ResponderExcluir
  2. Jú, realmente o texto é lindo. Eu amo estas datas, a familia se reune, primos, tias, vizinhos, amigos... E sem falar nas trocas de chocolates... aff, depois a gente queima na academia, ou em uma dieta maluca!?!
    Feliz Páscoa, para vc, Hugo e td sua família.
    Bjs....

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, obrigada pela visita e pelas palavras.
    Já estou te seguindo, seus trabalhos são lindos!
    Bjks
    Marília

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...