sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Exposição Escher

Hoje eu tive o prazer de ir ao CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), aqui no Rio, para ver a exposição do artista Escher! Fui e levei comigo duas queridas amigas, Flávia e Anallu!



Acho que ainda não contei aqui como eu amo esse lugar! O prédio por si só é um luxo, tem a Exposição Permanente (acho que já visitei umas mil vezes), que conta um pouco a história da moeda e também podemos visitar algumas salas arrumadas assim como quando o CCBB ainda era um Banco. Há algum tempo fecharam o Salão de Chá, quase morri com a notícia, pois era tão charmoso tomar um chá da tarde lá... Mas ainda dá para fazer um programinha assim, em cima da Livraria da Travessa também tem um café-restaurante bem gostoso! Fora os teatros, que sempre apresentam ótimas peças com um preço muito acessível, inteira R$10,00 e meia R$5,00.



Voltando à exposição do Escher, que maravilha! Como está bem montada! Super-indico. Dá para levar a criançada (tem vídeos que mostram os efeitos, instalações com espelhos, o quarto de Escher, um filme muito bacana de 10 minutos em 3D, entre outros), mas se você curte ir às exposições, ler sobre os artistas, as obras e ficar se deliciando e viajando, não leve as crianças! rs
A exposição é gratuita e vai até 27 de março de 2011.


Escher era um artista incrível, e observando suas obras, dá vontade de trazê-lo ao século XXI, para a era digital, ele iria se fartar de tanto criar! hehehehe





Roubei um trecho da Wikipedia para explicar um pouquinho sobre quem foi Escher:
"Maurits Cornelis Escher (Leeuwarden17 de Junho de 1898 - Hilversum27 de Março de 1972) foi um artista gráfico holandês conhecido pelas suas xilogravuraslitografias e meios-tons (mezzotints), que tendem a representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinito e as metamorfoses - padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes."




Aqui uma breve explicação do próprio site do CCBB
A mostra O Mundo Mágico de Escher reune cerca de 92 obras, entre gravuras originais e desenhos, incluindo todos os trabalhos mais conhecidos do artista. Escher ficou mundialmente famoso por representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinito e as metamorfoses - padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes.

Uma das principais contribuições da obra deste artista está em sua capacidade de gerar imagens com impressionantes efeitos de ilusões de óptica, com notável qualidade técnica e estética. A exposição também oferece uma série de experiências que desvendam os efeitos óticos e de espelhamento que o Escher utilizava em seus trabalhos, além de um filme 3D.









Espero que tenham gostado e que também tenham a oportunidade de apreciar!
Bjinhos

2 comentários:

  1. Nossa foi Incrível poder apreciar as obras desse artista fantástico, sem contar a cias da Ana lú e as explicações da Jú... Vale a pena conferir...

    ResponderExcluir
  2. Juuuuuuuuuu, quero ir!!! Adorei o post, dá mais vontade ainda de conhecer o artista! Bjsssssssss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...